segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Max Weber e os três Tipos de Dominação

O economista, intelectual e jurista alemão Max Weber (1864-1920) foi um dos mais importantes expoentes da sociologia no final do século XIX e inicio do XX. Seu nome de batismo era Karl Emil Maximilian Weber.

Max Weber se dedicou a vários estudos sobre Sociologia (considerado, inclusive, um dos fundadores da Sociologia) e de Religião.
A obra Economia e Sociedade foi uma publicação póstuma (Marianne Weber, esposa de Weber, era sua biógrafa), mas este escrito sempre teve a atenção do sociólogo em vida. Neste material, Weber discute uma sociologia política através dos "Tipos de Dominação".

  • Dominação: Possibilidade de encontrar obediência e servidão em determinado Grupo Social.
  • Poder: Imposição de sua Vontade contra a aceitação de um determinado Grupo Social.

Os Três Tipos de Dominação segundo Max Weber


O economista, intelectual e jurista alemão Max Weber
Karl Emil Maximilian Weber
A questão é que essa Dominação (não se deve confundi-la com Poder) pode ser dada por diversos fatores, porém, Max Weber prefere tratá-las por meio de 03 (três) aspectos que a legitimam diante dos Grupos Sociais:

Dominação Tradicional

Essa é, certamente, a mais básica e mais antiga (o que não significa que seja a mais praticada).Sua aceitação pelo grupo ocorre quando um Grupo centra sua obediencia nos costumes, tradições e práticas rotineiras. a Dominação Tradicional é aceita e praticada quando o Grupo entende que "as coisas sempre foram assim".

Em suma, o obediente da Tradição e dos Costumes sequer questiona suas motivações para obedecer, simplesmente entende que a sociedade anda dessa forma. Podemos entender, como exemplos de Dominação Tradicional, as sociedades patriarcais (onde o Homem manda e a Mulher obedece) e as sociedades feudais (onde o Senhor manda e o Servo obedece).

Dominação Carismática

Esse tipo de dominação ocorre de forma mais "pessoal" e não por uma autoridade ou obrigação, aquele que é dominado se deixa dominar pelas qualidades e atributos favoráveis de um Líder, vendo nele, uma liderança infalível dotada de quesitos inigualáveis, porém, a partir do momento em que esse carisma acaba, a obediência começa a ser questionada.

Os dominados por líderes carismáticos atendem a todos os mandos e desmandos, pois querem fazer parte daquela Liderança e não ousam se desvincular de algo que, para eles, é a única forma de mudança importante. Aqui encontramos os maiores líderes / mentores / revolucionários de sua época: Alexandre, o Grande, Jesus, Gandhi, Hitle, etc.

Dominação Legal ou Racional


Diferente da Dominação Tradicional (mais voltada para o senso comum) e da Dominaçã Carismática (mais voltada para a figura de uma Liderança), a Dominação Legal / Racional é respaldada pelas Leis e Normas que ordenam o Grupo Social. Quem dá as Ordens ao grupo não é um Lider e nem um Costume, mas um conjunto de Regras que, aparentemente, são justas e favorecem todos os seus tutelados.

Essas Leis, ganham aceitação do grupo pois, não apenas protegem quem está no Grupo (e, consequentemente pune quem viole essas Leis), mas garante a escolha de indivíduos igualmente justos para liderar o Grupo. Esse tipo de dominação é mais verificada atualmente nas Empresas, Escolas e a própria conjuntura do Estado Moderno.

2 comentários:

  1. muito interessante, e traiz entendimento estra, devera ter mas divulgaçao, meus parabens todos que conheçe e pratica e aplicavel em todo pontos da nossa existençia, Otimo saber desses detales simples e muito util no momento atual, tem assunto que jamais e superado esse e um deles, forte abraço fraterno quem ou grupo que garimpou essa riliquia

    ResponderExcluir